Timeline (Cardgame)

12 maio 2016

Que tal uma partida nessa noite? Escolhi trazer mais um cardgame para a mesa, que é o Timeline (sua temática é bastante interessante) onde você colocará seus conhecimentos gerais a prova. Estão preparando para isso? 

Sejam bem-vindos a Linha do Tempo! Aqui iremos redescobrir as primeiras invenções, aparições, entre outras coisas que foram, ao longo do tempo, moldando a sociedade para termos o que temos atualmente.

“Tempo é o jeito que a natureza deu para não deixar que tudo acontecesse de uma vez só.” (John Wheeler)

Timeline


Timeline foi criado por Frédéric Henry – criador de outros jogos como The Adventurers, Asteroyds, The Builders, Cardline, entre outros. As artes ficaram por conta de Xavier Colette eNicolas Fructus (só sou eu ou mais alguém pensou que um está protegido e o outro bem alimentado? OK, vou ali tomar meu remédio). Foi lançado no Brasil, em português, pela Galápagos Jogos.

Por aqui, já temos dois Timeline, o primeiro a ser lançado foi o Diversos Temas e como o próprio nome diz, você encontrará invenções, música, grandes descobertas ou cinema; o outro é o Invenções – o nome é auto-explicativo. Apesar de cada um ter a sua temática, podem ser combinados para aumentar o nível de dificuldade/diversão, além de que qualquer novo Timeline pode ser misturado aos demais.

É um jogo que possui uma alta rejogabilidade (tanto pela quantidade de cartas, quanto pela opção de juntar a outros Timeline); é rápido (cada partida dura em torno de 15 minutos, claro que o tempo pode aumentar devido aos erros dos jogadores/quantidade de cartas totais); comporta uma quantidade alta de jogadores (até 8 jogadores, no mínimo 2), pode ser jogado a partir dos 8 anos até… você cansar.

O jogo tem um objetivo relativamente fácil que é montar uma linha do tempo a partir da carta central que é a única voltada com a data para cima no início do jogo; as demais cartas dos jogadores ficam com a data voltada para baixo, até serem postas em jogo. Mas caso o jogador erre, descarta a carta e pega uma nova.

Bom, todo mundo aqui sabe (eu acho) o quão perigoso é mexer com a linha do tempo. Por isso, aconselho que quando forem fazer isso, tomem cuidado (risos).

Ei… O que eu disse sobre mexer com a linha do tempo?
Desculpem-me, mas tenho que ir.

Abraço para quem é de abraço e beijo para quem é de beijo.