Oi, meus amores. Eu só posso agradecer até agora pelas leituras de 2016, esse é oficialmente o primeiro livro que eu leio nesse novo ano e não poderia ter sido melhor! Levei algum tempo até poder ler ele, o que me fez sofrer bastante, por falta de tempo mesmo pela faculdade… Mas agora que eu li só digo uma coisa: Corre, comprem, leiam, se apaixonem porque definitivamente eu amei essa história e devorei as paginas sem parar! A resenha de hoje é do livro A Baba Gotica da Adriana Igrejas que além de possuir uma linda história, ainda tem uma diagramação única e que me encantou desde que recebi meu exemplar <3
Analice contrata uma babá jovem, muito bem recomendada por suas amigas, para sua filha de cinco anos. No entanto, a babá tinha uma característica bem peculiar: ela era gótica. Há muito mistério em torno da figura estranha da babá, que se chama Lucinda. Ela seria uma bruxa? Uma louca? Ou apenas alguém excêntrica?
Lourenço, jovem estudante de medicina, filho do primeiro casamento do esposo de Analice, fica irritado e intrigado com a babá. Implica com ela e investiga sua vida a pretexto da segurança de sua meia-irmã. Ele e Lucinda acabam se apaixonando, mas o mistério em que ela está envolvida não os deixa ficar juntos. Ao que tudo indica, algo de sobrenatural cerca a vida de Lucinda. Para resolver o mistério e poder tornar seu amor possível, Lourenço está disposto a tudo.
Ano de Lançamento: 2015
Avaliação: 6/5 – Favorito
Lucinda não é uma jovem comum, apesar de ser uma jovem normal de dezenove anos sua aparência é bastante diferente e em um primeiro momento até assustadora. Bruxa, Aberração, Esquisita são apenas alguns apelidos que ela recebe pelo seu modo de vestir, não que suas roupas sejam como de bruxas de terras, mas o fato dela vestir sempre preto, viver cheia de correntes, piercings, maquiagem preta carregada é um pouco (MUITO) estranho em um primeiro momento, mas já não bastasse isso o fato dela ser uma babá gótica é algo totalmente novo e que faz com que se fique meio temeroso em contrata-la.
“– Sei. Tudo bem. É, desculpe. Sei que não devemos julgar as pessoas pelas aparências, mas você deve entender que para cuidar dos filhos da gente… É meio estranho, né?”
Ela, no entanto, depois de 1 ano e 6 meses já não se deixa atingir tanto pelos comentários e já se acostumou com as reações a ela… Principalmente a primeira reação que os pais tem em sua presença e o medo em deixar seus filhos, seus tesouros, sobre seus cuidados. Analice não é uma exceção à regra e obviamente sua primeira reação ao ver a nova candidata à baba é como esperado, cheia de duvidas e cogitada apenas pelas ótimas recomendações recebidas por amigas próximas cujos filhos também foram cuidados por ela.
“Só mais seis meses. Aprendera tanto em um ano e meio! O que mais aprenderia nos seis meses restantes? Ela tinha uma missão e ia cumprir. Depois? Não sabia.”
Depois de muitas perguntas e de Lucinda conseguir conquistar a confiança de Ana Beatriz, sua nova responsabilidade enquanto baba da família, – claro que com alguma ajuda de um pouco de imaginação e histórias sobre bruxas boas e más – ela é contratada e inicia seu trabalho, só não imaginava que mais difícil do que conseguir a confiança dos pais da menina fosse ainda pior de conseguir a confiança do irmão de Ana.
“Lucinda sabia que tinha se arriscado um pouco ao revelar à menina sua identidade de bruxa má convertida em bruxa boa. Crianças daquela idade não guardavam segredos. Mas ela precisava acalmar a mãe, ganhando a confiança da filha. De qualquer forma, ninguém acreditava em crianças pequenas ainda mais se o assunto fosse bruxas…”
Lourenço é filho do primeiro casamento do pai de Ana, que após a morte de sua esposa, agora é casado com Analice, mas ao contrario da maioria das histórias os dois se dao super bem e concordam em tudo, ou era assim ate ele se encontrar com a nova baba. Estudante de medicina ele mal tem tempo de voltar para casa e passa a maior parte do tempo estudando, mas ao voltar para casa e se deparar com a nova figura isso muda! Ele não confia nela para cuidar de sua irmãzinha, tem certeza que sua aparência esconde algo e não sossegara até descobrir o que é… O que ele não imagina é que pode estar completamente correto em suas observações e que as explicações que tanto procuram sejam algo nada fácil de acreditar!
“Era tão simples: a mãe, o pai (quando o casal não era divorciado), às vezes uma avó, ou tia. Nunca um irão adulto bonitão e desconfiado. Será que ele continuaria a segui-la? Investigaria sobre sua vida? E se ele descobrisse? O que ela faria se ele descobrisse toda a verdade? E ele acreditaria na verdade?”
Em meio a brigas, desentendimentos, Lucinda e Lourenço vão criando um relacionamento diferente, conturbado e repleto de mistérios. Quanto mais procura informações sobre a vida dele menos tudo faz sentido, mas às vezes as coisas realmente são diferentes do que achamos e consideramos ser verdade…
É como dizem que quem procura acha e nem sempre o que se descobre é o que gostaria, se você está preparado para se apaixonar, crescer e desvendar mistérios esse livro é para você e mesmo se você não estiver preparado, esse livro também é para você! Sempre que me deparo com as obras dessa autora eu me maravilho e com essa baba diferente foi igual, a escrita é envolvente e gostosa, você vai lendo e nem vê o tempo passar, esquece do mundo a sua volta porque o único mundo em que quer estar é o da história. Eu realmente amei, não é atoa que é favorito.
Obs.: Eu espero que com o jeito do final, realmente possa significar haver uma continuação. Antes que se preocupem o livro tem final sim, não é deixado nenhum ponto solto na história… É apenas que eu realmente gostei tanto dos personagens que gostaria de ter a oportunidade de reencontra-los, então Adriana, mantenha em mente isso? Por favor? Tipo, por favor, mesmo ? kk Parei.
Mais do que recomendado, um romance envolvido em um grande mistério e uma lição de vida é o que A Baba Gótica proporciona a cada leitor. Não perca tempo e se juntem aos times de apaixonados por esse livro, e é claro depois volta e me diz o que achou, certo? Espero que tenham gostado 😉
Um beijo