Aproveitando que o ano de 2016 será dos Geeks/Nerds, além das descobertas/explorações espaciais. Decidi unir os dois assuntos em um único lugar, ou melhor jogo. Kerbal Space Progam – KSP – traz como temática a exploração espacial e acaba se tornando a forma mais rápida e segura (OK, não tão segura assim) de você se tornar um Administrador/Cientista/Engenheiro Espacial (Ah… como queria ter aprendido melhor física quando estava no Ensino Médio).
Há um tempo atrás descobri este jogo ao assistir uns dos Baconzitos Joga via Twitch – onde você poderá acompanhar ao vivo a um dos jogos da lista pessoal dele – caso você queira acompanhar desde o início, no Youtube tem. P.S.: O Baconzitos faz parecer fácil (risos).
Você poderá encontrar este jogo na Steam. Atualmente, a Steam aceita o pagamento via boleto bancário, além do preço para o Brasil está em Reais.
Kerbal Space Program (KSP)
Kerbal Space Program (Programa Espacial Kerbal, traduzido) ou simplesmente KSP é um jogo de simulação/exploração espacial através de três modos de jogabilidade – que falarei mais a frente – com a possibilidade de construção de simples foguetes a megas estações espaciais. Foi lançado, oficialmente, em 2015 sendo criação do designer brasileiro Felipe Falanghe e produção da empresa mexicana de multimídia Squad.
Os três modos presentes no jogos dão, cada um, uma experiência única ao jogador durante a exploração espacial. No modo Sandbox: o jogador terá acesso ilimitado a todos os componentes para a construção de foguetes a estações espaciais desde o início; não há missões a serem feitas aqui. No modo Science, o jogador terá acesso limitado as peças; para desbloquear um conjunto de peças é necessário que se faça ciência (que gerará pontos) – quanto mais experimentos e relatórios se fizer durante o voo maior será sua pontuação; também não há missões aqui. No modo Career, o jogador além de construir foguetes e afins, poderá também administrar todos os aspectos do programa espacial, trazendo assim a experiência completa mais desafiadora que nos outros modos; aqui há missões específicas a serem cumpridas.
Independente de qual modo seja o escolhido pelo jogador, explorar o sistema solar demandará um tempo considerável além de quão habilidoso for o jogador. Em sua maior parte, o pouso e a exploração da superfície é permitida – exceções para o Kerbol (sol) e Jool (planeta gasoso).
Todos os sete planetas, sendo dois anões, orbitam Kerbol (oficialmente, não há o uso deste nome para se referir ao sol). São eles, de acordo com a proximidade ao sol com suas respectivas luas: Moho; Eve e sua lua Gilly; Kerbin e suas luas: Mun e Minmus; Duna e sua lua: Ike; o planneta anão Dres; o maior planeta de todos Jool e suas luas: Laythe, Vall, Tylo, Bop e Pol; e o planeta anão Eeloo.
Mas quem seria tão louco e destemido ao ponto de arriscar as próprias vidas em nome da ciência? Os Kerbonautas e há muitos deles, porém apenas quatro deles são veteranos e usam o macacão laranja: Jebediah – Piloto, o mais louco deles; Bill – Engenheiro; Bob – Cientista e Valentina – Piloto. Os demais usam macacão branco. P.S.: Todos compartilham o sobrenome Kerman.
Bom, vou ficando por aqui por que já está quase na hora de um novo lançamento espacial rumo a onde eu nunca estive – que pode ser qualquer lugar por que mal sai de Kerbin ainda (risos).
Até a próxima,
Abraço para quem é de abraço e beijo para quem é de beijo.
Lançamento em 5.. 4… 3… 2… 1…