Resenha: Isso Não é um Seriado Americano – Italo Oliveira

julho 29 2016

                Vou começar dizendo que eu sei que hoje não é um dia de post, mas eu tive abrir essa exceção por motivos de amanhã, 13 de Julho, ocorrerá o lançamento do conto Isso Não é Um Seriado Americano do autor parceiro do blog Italo Oliveira; e eu não poderia deixar de vir aqui para contar um pouco sobre a história e o que eu achei. Vem comigo conhecer essa história que ensina ao leitor a se libertar e ser quem realmente é.




Sinopse: Ally Thomas é uma garota inteligente, mas completamente invisível aos olhos de seus professores e colegas de classe, e consequentemente é totalmente antissocial. Apaixonada, ou melhor, fissurada por séries de TV, Ally encontra nos episódios seu refúgio do mundo real passando horas a fio do seu dia assistindo as séries que gosta. Mas tudo muda quando sua série favorita tem o último episódio cancelado, deixando-a abalada. Ela deseja com todas as suas forças que o mundo fosse como sua série favorita, porém ela mal sabe que esse desejo seria realizado e que não será como imagina. (sinopse retirada do blog “Realeza literária” )


Avaliação: 5/5 estrelas

Ano de Lançamento: 2016




Rótulos… Crescemos ouvindo o que devemos fazer e como devemos fazer todas as coisas da nossa vida. Os rótulos estão presentes em todas as nossas fases. Desde pequenos somos já somos automaticamente escolhidos para qual grupos de pessoas faremos parte, sejam eles góticos, artistas, nerds, religiosos, populares, ou simplesmente os excluídos.

Sabe aqueles dias em que bate a vontade de ler uma boa história, com uma mensagem para se refletir, sobre algo que você com toda a certeza já desejou e que seja uma leitura rápida? Em Isso Não é Um Seriado Americano nos iremos conhecer a Ally, uma garota que ama assistir seriados e que é invisível no meio de tantos grupos no colégio.

Eu estou num nível escolar chamado “P.I.N.E”, a pessoa invisível na escola, é uma pessoa que está abaixo dos excluídos e que simplesmente estão lá para cumprir o papel de lotar o colégio, é tipo ser um coadjuvante em um série de TV.


Ally Thomas nunca teve muitos amigos, também nunca se encaixou em nenhum lugar no colégio e sempre passou despercebida por todos, inclusive pelos seus próprios professores. Sem ter uma vida social muito badalada – para não dizer inexistente -, apesar de sua melhor e única amiga Madison Carter sempre tentar leva-la para as festas, ela passa a maior parte de seu tempo em seu quarto com as melhores companhias que ela julga poder ter: suas séries.

É através dessas séries que ela encontra refugio e cria o mundo onde ela desejaria viver, mas que é o completo oposto de sua realidade. No entanto, quando sua última paixão – a série Uncontrollably Love – é cancelada em seu penúltimo episódio, Ally vê seu mundo sair do eixo e entra em desespero. Determina a protestar contra tamanha injusta ela resolve inovar em seu visual sabendo que por ser invisível no colégio ela não teria que aturar comentários sobre seu novo modo de se vestir e sem se importar muito se alguém resolvesse faze-lo uma vez que era muito mais importante seu motivo de protesto/luto.

Eu precisei reler o comunicado algumas vezes para entender que isso era realmente real, eu não podia acreditar que isso estava acontecendo. Aquele, de fato, era o pior dia da minha vida.


É então que ela resolve desejar com todas as suas forças que o mundo pudesse ser como a sua série favorita. No entanto, ela jamais imaginaria que realmente pudesse acabar dentro das gravações de Uncontrollable Love e uma vez dentro, vivendo todos os acontecimentos de sua série ela passará a ver que talvez as séries não sejam tão perfeitas assim ao mesmo tempo em que perceberá que sente falta de sua antiga vida. 

– Você não desejou mudar de vida? – falou ela, fazendo-me parar de andar e dar atenção ao que ela falava. – Você não desejou viver dentro da sua série favorita? Disse que tudo seria mais fácil… Não foi?


Em Isso Não é Um Seriado Americano iremos acompanhar a transformação do modo de ver a vida através de Ally, aprenderemos mais sobre o sistema de rótulos que nos envolve ao mesmo tempo em que nos será ensinada uma verdadeira lição de ser quem se é. Nem tudo que desejamos é exatamente como imaginamos e às vezes a realidade supera o fictício, infelizmente o ser humano só passa a aprender as coisas ao perde-las e ao que tudo indica Ally está prestes a prender essa lição da pior forma. Resta saber se ela será capaz de recuperar quem é antes de perder tudo ou se estará para sempre presa em seu não seriado americano…


Com personagens cativantes e uma escrita leve e apaixonante, o autor Italo Oliveira nos leva a aprender uma importante lição sobre rótulos e sobre nossa forma de ver e viver a vida. Depois de ler essa história você jamais continuará a pensar e ver as coisas da mesma forma que antes! Esse conto definitivamente estará comigo por um bom tempo, pois foi capaz de modificar a mim e a minha vida mesmo em suas poucas páginas.

Definitivamente uma obra que eu recomendo e que não hesito em dizer que todos deveriam ler e que estará disponível para todos amanhã, 13 de julho, na Amazon. Liberte-se das correntes que te prendem e venha se aventurar junto com Ally nesse conto que é muito mais do que um simples entretenimento!



Um beijo