A Chegada – Arrival no título original – é o mais recente filme do diretor Denis Villeneuve com distribuição da Sony Pictures. O longa chega as salas de cinema no dia 24 de novembro. Consegui, após muito custo, estabelecer contato e vocês conferem o resultado a seguir.
Baseado no conto Story of Your Life – o filme poderia ter recebido este nome – do autor Ted Chiang. Apesar do filme falar sobre – mais uma – invasão alienígena, o ponto de vista aqui apresentado é novo e deixa o espectador – ao final do filme – se perguntando o que acabou de acontecer (essa foi a minha reação).
Logos nos primeiros minutos somos apresentados a Doutora Louise Banks – uma das melhores linguistas/tradutora do país – após uma breve passagem de tempo, chegamos ao fatídico dia que mudou o mundo como conhecemos – “O dia que Eles chegaram”. Um total de doze naves alienígenas, pousam em diferentes locais ao redor do planeta Terra.
A chegada de uma dessas “Conchas” – como os militares chamam – a Montana, um dos estados do EUA faz com que o exército recrute a Dra. Banks para traduzir a comunicação dos alienígenas e entender quais são as reais intenções. Para esta missão do Coronel G. T. Weber – interpretado por Forest Whitaker – ele também recruta o matemático teórico Ian Donnely – interpretado por Jeremy Renner.
Além de enfrentar o problema em se entrar em comunicação com uma raça interplanetária para se obter as respostas necessárias. Há também o problema e a necessidade de compartilhamento de informações entre os países que tem uma dessa naves em seu “quintal”; Até que um novo evento faça tudo ficar ainda mais complicado. A medida que o filme avança, somos levados por um caminho sem precedentes e muitas perguntas acabam surgindo. Mas será que estamos prontos para termos todas as respostas que procuramos?
A evolução do filme é bastante lenta; a química entre os dois personagens centrais flui como uma briga de cão e gato onde um dos lados quer mostrar que suas habilidades são suficientes para entender e resolver o problema; o personagem do Whitaker apenas serve como introdutório: recrutamento, para mostrar o que acontece quando se entra a primeira vez dentro da “Concha”.
O filme se assemelha ao Interestrelar por ser mais conceitual. Porém irá agradar, também àqueles que curtem uma boa ficção científica. Acho que é só o que estou autorizado a falar sobre.
Nota: 3,5 / 5,0
Até o próximo contato!