Resenha: Caraval – Stephanie Garber

abril 20 2017

               O livro de hoje é o mais novo lançamento de Junho da Editora Novo Conceito que conta com além de uma capa maravilhosa, uma história misteriosa e empolgante repleta de reviravoltas e uma narrativa nada entediante. Lenda é conhecido pela diversão e magia em seu mundo, mas terá Scarlett coragem para deixar tudo que conhece rumo ao desconhecido mesmo que a recompensa seja um desejo? Quando a realidade e o jogo se misturam será possível enxergar a verdade por trás de toda a teia de magia e enganação?

Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele.

Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível.


O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.


Avaliação: 6/5 – Favorito

Mas também avisou que todo desejo tem um preço, e, quanto mais ele se apresentasse, mais se transformaria nos papéis que desempenhava. Se fizesse o papel de vilão, Lenda se tornaria um na vida real.

                Scarlett Dragna, filha de um importante governador, sempre ouviu de sua avó histórias sobre o Caraval , sua mágia e sobre seu Mestre cuja reputação o acompanhava de longe. Deixada com sua irmã mais nova, Donatella, pela mãe quando ambas eram ainda muito jovens, ela sonhava com a visita do Mestre Lenda a ilha conquistada de Trisda e poder conhecer a magia de perto.

Mas conforme os anos passavam e suas cartas iam sendo ignoradas, sua esperança foi diminuindo… Agora, com dezesseis anos, e prestes a se casar com alguém que seu pai fazia questão de não revelar, em uma última tentativa ela escreve mais uma carta a ele; mas para sua surpresa, pela primeira vez em anos, ela se vê recebendo a atenção de Lenda, junto a um convite para ir até ele e participar do Caraval. Convite para o qual ela não tem a menor esperança de aceitar, uma vez que sabe muito bem como seu pai reage sempre que uma de suas filhas resolve desobedecê-lo.

Nossa próxima apresentação será somente por convite, mas eu adoraria conhecer você e seu noivo se pudessem encontrar um modo de saírem da ilha e se juntarem a nós.
Por favor, aceite o anexo como um presente.Da Pena do Mestre Lenda do Caraval.”

No entanto, quando as ideias de sua irmã não condizem com as suas, ela se vê em uma situação complicada sabendo os riscos que envolvem essa decisão impulsiva e impensada por parte de Tella de sair de Trisda e ir até o Caraval com a ajuda de um desconhecido (e maravilhoso) marinheiro, Julian.

– Não. Você mente para si mesmo. Você me puxa para si sempre que parece ter medo de me perder, mas, quando eu chego perto demais, você me afugenta.

 Scarlett desde pequena assumiu para si a responsabilidade de cuidar e proteger Donatella, mantendo segredos sobre crueldades capazes de destruir uma pessoa. O governador Dragna, seu pai, era o pior tipo de tirano, capaz de utilizar-se do amor uma pela a outra para impedir que elas saíssem de seu controle e matar aqueles que resolvessem ajuda-las a descumprir suas regras. Apesar de Scarlett saber bem isso, tendo presenciado a morte de seu amigo que havia cometido o erro de tentar ajuda-las a fugir da ilha, Donatella não fazia a menor noção. Sua responsabilidade era protege-la a qualquer custo, mas como fazer quando sua irmã não conhecia os riscos?

Com a proximidade do seu casamento, ela já conseguia enxergar sua liberdade e a de sua irmã das garras de seu pai, mas Donatella não se conforma com a ideia de sua irmã se casar com alguém que nem conhece e está determinada a participar do jogo desse ano. Ao tentar impedi-la, Scar acaba em uma armadilha e prestes a entrar na ilha do Caraval. Apenas uma escolha resta a ela, participar do jogo ou apenas observar, mas depois de tudo pelo que passou e com seu sonho ao seu alcance, será ela capaz de resistir?

– Bem-vindos, bem-vindos ao Caraval! O maior espetáculo na terra ou no mar. Aqui vocês conhecerão mais maravilhas do que a maioria das pessoas vê em toda uma vida. Poderão beber magia numa taça e comprar sonhos engarrafados. Mas, antes que entrem nesse no nosso mundo, devem recordar que tudo é um jogo. O que acontece atrás desses portões pode assustar ou encantar, mas não deixem que nada os engane. Tentaremos convencer vocês de que é real, porém tudo é teatro. Um mundo feito de faz de conta. Então, apesar de querermos vê-los arrebatados, cuidado; não se deixem levar longe demais. Os sonhos que se realizam podem ser belos, mas também podem se tornar pesadelos quando as pessoas não acordam.

No meio de tantas reviravoltas e infortúnios pelo caminho, Scarlett se verá sem saída a não ser participar do jogo para salvar sua irmã que se tornou parte do jogo. O grande vencedor do jogo leva a garota e um desejo, em apenas 5 dias – ou seria noites? – ela terá que desvendar as pistas e resgatar sua irmã antes do fim do jogo, mas seria ela capaz de sobreviver ao Caraval lembrando-se que tudo não passa de um jogo ou ela se deixará ir longe de mais por aqueles a sua volta?

Eles dizem que não devemos nos deixar levar longe demais, mas é esse o objetivo do jogo. Lenda gosta de… jogar.

Caraval é uma história eletrizante e emocionante, onde tudo que parece ser não é. Baseado em bem mais do que um simples romance, Scarlett terá que contar com a ajuda de Julian se quiser resgatar sua irmã, mas com o tempo correndo mais rápido na cidade que não para e com seu casamento iminente, as coisas não parecem nada favoráveis para ela. Para se tornar a grande vencedora, ela aprenderá que não deve confiar em ninguém, nem se envolver demais, e principalmente que deve protejer seu coração… Pois Lenda gosta de jogar e o jogo desse ano está prestes a começar!

Muito bem escrito esse é o tipo de livro que você não consegue largar desde o momento em que se inicia a leitura e que ao acabar se ver ansiando por mais descobertas, por mais páginas porque não quer que acabe. Elaborado de forma a instigar a cada frase, a todo momento somos surpreendidos com descobertas que misturam emoção, romance, drama e investigação sem deixar que nenhuma se sobressaia a outra e a torne exagerada. Caraval é uma história completa que não deixa  pontas soltas sobre seu enredo, mas que traz em seu epílogo de um suspense a promessa de uma história capaz de enlouquecer qualquer curioso. Caraval, se infiltrara em seu coração de uma forma que jamais se imaginou. Eletrizante e apaixonante, depois dele nunca nenhum outro jogo será igual! Leiam, se encantem, participem… você é capaz de descobrir os mistérios que o envolvem para se tornar o grande vencedor? 😉

Um beijo