Em uma obra com temas tão relevantes e tabus, a autora pecou em transmitir a seriedade dos atos e suas consequências; onde além de acrescer uma leveza onde não cabia, ainda deixou mal explicado situações que mereciam mais de sua escrita e que despertam no leitor – como no meu caso – uma sensação de confusão e de falta de entendimento acerca do que realmente aconteceu. Então vem conferir um pouco mais do que eu achei sobre Espero por Você escrito pela Jennifer L. Armentrout publicado pela Editora Novo Conceito que não deixa de ser bom, mas poderia ser muito melhor!
*Livro cedido em parceria com a editora. |
Algumas coisas valem a pena esperar. Algumas coisas valem a pena experimentar. Algumas coisas não devem ser mantidas em silêncio. E, por algumas coisas, vale a pena lutar. Avery Morgansten precisa fugir. Ir para uma faculdade a centenas de quilômetros de casa foi a única forma que encontrou para esquecer o acontecimento fatídico que, cinco anos antes, mudara a sua vida para sempre. O que não estava em seus planos era atrair a atenção do único rapaz que pode mudar totalmente a rota do futuro que Avery está tentando construir.
Cameron Hamilton tem um metro e noventa de altura, impressionantes olhos azuis e uma habilidade notável para fazer com que Avery deseje coisas que ela acreditava terem sido roubadas irrevogavelmente dela. Envolver-se com ele é perigoso. No entanto, ignorar a tensão entre eles — e despertar um lado dela que nunca soube que existia — é impossível. Até onde ela estará disposta a ir e o que fará para esquecer o passado e viver aquela relação intensa e apaixonada, que ameaça ruir todas as suas certezas e fazê-la conhecer um mundo de sensações que julgava estar negadas para sempre?
Avaliação: 4/5
“Então tive vontade de acabar com tudo ali mesmo. Apenas dar um basta, porque naquele momento da vida, nada poderia ter sido pior do que o que aconteceu comigo, com o que meus pais concordaram e tudo o que veio depois em consequência. Em questão de meses, minha vida foi completamente dividida em dois grandes momentos: o antes e o depois. E não conseguia ver um possível depois (…). Eu odiava ver a materialização da minha fraqueza, seria humilhante demais se alguém visse.”
Aos dezenove anos, Avery Morgansten, já teve mais atenção do que desejaria em toda sua vida. Quando desde aos quatorze anos ela se viu em uma situação desconfortável e terrível – e ainda desconhecida ao leitor – tudo que ela desejou era partir para o mais longe possível de sua cidade natal. Agora, prestes a iniciar uma nova etapa de sua vida em uma faculdade longe de todo o seu passado, ela só deseja poder recuperar a garota que ela já foi um dia. Mas quando as coisas começam a dar errado logo em seu primeiro dia de aula, não parece que será tão simples assim.
“O silêncio estava me matando. E foi só isso que sempre existiu. Silêncio. Era só o que eu conhecia. Ficar calada. Fingir que nada tinha acontecido, que nada estava errado. E olha só como tudo estava dando certo?”
Cameron Hamilton, ou Cam, é um rapaz jovem e charmoso que atrai a atenção de todo à população feminina e até – porque não – masculina do campus. Munido de uma beleza que ultrapassa barreiras e um carisma capaz de conquistar até os mais difíceis, ele conhece bem seu potencial e o utiliza sem receio algum. No entanto, mesmo agora quase no fim de sua vida universitária, ele nunca havia estado na situação que se encontrava naquele momento onde uma garota tinha literalmente o atropelado e vindo parar em seus braços de forma tão intensa quanto Avery.
“O problema é que eu não o entendia… não entendia nada do que estava acontecendo. Ele não me conhecia. Eu não o conhecia, e ainda assim ele era tão… amigável.”
Em sua pressa para não chegar atrasada a aula de astronomia, na qual sabia que não conseguiria entrar após já ter sido iniciado, ela jamais imaginaria que encontraria um obstáculo grande e cheio de charme a sua frente. Cam era exatamente o tipo de cara que ela evitava a todo custo, e que parecia não estar disposto a deixá-la sair de perto tão facilmente. Seus novos amigos, Jacob e Brit, não conseguem entender a resistência dela tendo o caro que todos gostariam de ter atrás dela. No entanto, Avery, continua a não parecer nem um pouco interessada em ser mais uma de sua lista, o que faz com que ele tome para si o desafio pessoal de convencê-la a sair com ele.
Ao contrario de todos os rapazes arrogantes que já vimos por aí, Cam, é um perfeito cavalheiro. Ele não é daqueles chatos insistentes, nem se acha (mesmo podendo fazê-lo), e sim, o típico cara que encanta com seu jeito divertido e conquistador, que faz com que qualquer um fique intrigado e seja atraído para ele. Cameron não trata uma mulher como lixo, e tenta seduzi-la com as armas que tem e que ele tem certeza que ela não conseguirá resistir: cookies maravilhosos e deliciosos!
“Eu estava… interessada em saber mais sobre ele, porque Cam era fascinante, de certa maneira. Ele era como todos aqueles caras lindos e populares do colégio, mas não era um idiota. Só por isso já merecia um estudo científico.”
A química entre os dois é inegável e só parece ser ainda mais ressaltada toda vez que eles tentam se afastar. E quando Avery descobre que seu vizinho é ninguém menos que Cam, ela tem certeza que por mais que só deseje distancia de caras como ele, algo nele é diferente. Aos poucos ela irá perceber que por trás dos sorrisos e flertes fáceis existe um rapaz que assim como ela tem que conviver diariamente com seus demônios. Durante meses ele continuará insistindo com que ela saia com ele, enquanto ela permanece firme em sua resposta: “Não”, o que de tanto acontecer já acabou por se tornar uma piada entre eles.
Mas ao contrario de muitos livros, o romance, não acontece de uma hora para outra. Avery já muito machucada e temerosa de se abrir novamente para uma nova pessoa e sair ainda mais ferida, teme que ele se aproxime de uma forma que ela não será capaz de afasta-lo. Por outro lado Cam parece ter que lidar com seus demônios também, ao mesmo tempo que sua convivência com ela só reforça o que ele havia notado desde o inicio, que por trás de toda a fachada e segredos que a envolvem, existe uma garota inteligente, bela e corajosa.
“Mas você não precisa ficar nervosa. Eu quero estar aqui com você, Avery. Não precisa se preocupar em me impressionar ou coisa parecida. Você já fez isso.”
Ambos irão construir uma relação bonito onde aos poucos se permitiram deixar o outro se aproximar tentando apagar o passado ou pelo menos supera-lo. Mas depois de um trauma tão grande e profundo onde ela nunca pode contar com o apoio de seus pais, seria possível ela finalmente conseguir? Quando o passado insiste em perseguir, será possível sobreviver a ele sem se deixar machucar ainda mais?
“Tudo estava bem. Talvez não perfeito, mas a vida não era para ser perfeita. Era confusa, e, às vezes, era desastroza, mas havia beleza em meio a confusão e poderia haver paz em meio ao desastre.”
Em uma história envolvente e profunda, a autora envolve o leitor fazendo o se sentir como se estivesse dentro da história aprendendo um pouco mais sobre traumas e suas consequências. Com personagens reais, ela torna possível entender um pouco mais sobre a culpabilização da vítima e sobre como muitas vezes elas são forçadas a se manterem em silencio. Além de trazer uma crítica profunda sobre o mundo elitista e machista em que vivemos.
Mesmo com o clichê presente na história, Espero por Você é uma história que fala sobre superação sem perder a seriedade que existe. A autora peca ao retratar sobre a violência, adicionando uma leveza onde deveria haver uma maior seriedade, mas compensando ao retratar acerca das consequências físicas e psicológicas para a vida de quem sofreu algo do gênero. Os temas apesar de sérios e pesados, não deixam a história difícil de ler nem arrastado, adicionando um romance leve e divertido a trama que poderia tornar banal algo tão importante, mas que apenas complementa o enredo. Vale ressaltar que o mais interessante na obra de J.Lynn – na minha opinião – foi o fato que apesar dela contar com um homem lindo ao seu lado e amigos incríveis, sua superação veio dela mesma, sendo ela a heroína da própria vida e não colocando o protagonista como aquele que a salvou. Todos irão ajuda-la a chegar a esse ponto, mas em momento algum vemos uma melhora em decorrência de outro alguém que não ela mesma.
Recomendo a leitura para aqueles que procuram uma história leve, repleta de momentos divertidos que te arrancam risadas e com uma outra visão de romance e protagonismo. Aqui tudo é natural e nada é forçado, e mesmo que pudesse ter sido mais bem abordado pela autora, isso não torna a obra ruim em momento algum! É muito bom ver cada vez mais presente na literatura a ideia e o ensinamento que a culpa não é da vítima e que quem sofre não está apenas de drama! Espero poder ver no futuro um mundo onde mais vítimas se sentirão a vontade de contar sobre coisas que aconteceram a elas, mas no momento me sinto feliz de me deparar com uma obra como Espero por Você que trate disso. Parabéns a autora e a Editora Novo Conceito, são com pequenas atitudes que se muda o mundo 😉
Leiam, apreciem, se permitam envolver nesse romance que tem personagens cativantes e histórias emocionantes com as quais você pode se identificar!
Um beijo