Resenha: O Diário de Giselle – Italo Oliveira

abril 13 2017

                A obra de hoje é uma que eu não poderia deixar de vir aqui falar com vocês por ser extremamente especial para mim – motivo pelo qual eu demorei tanto tempo para conseguir escrever sobre ela. O Diário de Giselle do autor Italo Oliveira é uma história que retrata uma história triste e aborda temas importantes como doenças psicológicas de uma forma realista e ao mesmo tempo sensível, promovendo ao leitor uma reflexão sobre um tema que muitos consideram ser um drama adolescente e que vai muito mais além. Nessa releitura do ballet de Giselle, prepare-se para encontrar lições importantes, muito sofrimento e o mais importante: a verdadeira força de amor. Giselle será capaz de ir até o fim por aqueles que ama, seria você capaz de fazer o mesmo?



O Diário de Giselle” é uma releitura moderna do balé “Giselle”, do autor Théophile Gautier. A história de uma jovem que encontrou um grande amor, mas recebeu a morte como presente, será contada de uma forma que você nunca imaginou antes. Prepare-se para muitas emoções com “O Diário de Giselle”.
Espero que você possa escutar toda a minha história. Adianto a você, essa não é uma história de amor, e sim a história de como eu morri.

                Muitas pessoas possuem aversão pela solidão, morrem de medo de estarem sozinhos e sem contato com a civilização. No entanto, algumas pessoas sentem-se melhor quando estão sozinhos, onde, apesar de taxados como antissociais, encontram em outras formas a companhia que muitas vezes lhe faltou na vida “real” ou que pessoas “reais” não foram capazes de proporcionar. Giselle nunca teve a chance de ter uma relação com seus pais; criada pela sua avó desde cedo ela aprendeu a encontrar nas histórias lidas e na solidão aquilo que a fazia bem. Sua mãe, uma bailarina, havia a tido cedo demais fazendo com que a deixasse para seguir carreira; já seu pai era alguém que ninguém falava sobre e sobre quem ela nunca teve muito interesse em saber mais.

Eu não me importava tanto com o contato físico, na realidade, até preferia ficar sozinha. Era como se o mundo fosse só meu, como se os personagens dos livros que lia se tornassem reais e fossem meus melhores amigos.

                Agora, anos mais velha, e já veterana na faculdade, Giselle tem que lidar com os desafios que a vida adulta traz… Com a ajuda de seu padrasto, ela conseguiu ajeitar um pouco de sua vida quando sua mãe veio a falecer, no entanto, a dor dessa perda insistia em acompanha-la a cada dia doze de junho, fazendo reviver seus mais profundos fantasmas.

                Apesar de sua falta de contato humano, Giselle foi agraciada com a presença de Adam, seu melhor amigo e seu completo oposto, em sua vida. Nerd ao extremo e mais animado ainda, ele não perde a oportunidade de arrastá-la com ele para os mais diversos lugares, transmitindo luz e alegria por onde passa e encantando a todos ao seu redor. No entanto, apesar de ama-lo, Gi possuía alguns momentos em que desejava que ele fosse apenas um pouco menos do que é, como por exemplo ao vê-lo arrasta-la para um show justamente no dia de aniversario de sua mãe.

                Odiando locais barulhentos e repletos de luz desnecessárias, Gi se vê completamente perdida quando seu amigo se afasta sumindo com algumas garotas na multidão ali presente. Esperançosa de que alguma coisa magicamente acontecesse que a fizesse se divertir e a empolgasse como a vários que estavam ali presente, ela se dirige ao bar… Mas o que parecia apenas uma escolha inofensiva se torna seu pior pesadelo ao ser abordada por um cara que não sabia simplesmente se afastar ao ouvir um não.

Fechei os olhos rapidamente. Estava com tanto medo, com tanto nojo, e eu não conseguia fazer nada. (…) Minha visão começou a escurecer, já não conseguia me segurar. Eu não ouvi mais nada.

                Acordando em um hospital depois do episódio de pânico gerado por uma doença que possuí, ela não entende o que aconteceu e nem quem foi aquele que a ajudou no meio do caos. Determinada a não deixar que aquele desconhecido pague por remédios para ele, Giselle vai atrás dele, mas jamais imaginaria o que está por vir ou que segredos, Julian, traz consigo.

                A única coisa que Giselle quer dele é distancia, mas Julian não parece compartilhar do mesmo desejo. No meio de segredos e descobertas, o futuro e o passado se juntarão em um presente de tirar o folego, eletrizante e apaixonante… Prepare-se para ser arrebatado, surpreendido e tente descobrir, se for capaz, o que o passado tem a dizer sobre dois jovens que aparentemente não tem nada em comum, mas cujas vidas irão se entrelaçar de uma forma incapaz de separar. A morte é uma certeza, mas o caminho até ela só lendo para descobrir!

– Lembra quando eu disse que você não podia se apaixonar por mim? – perguntou ele, cochichando.
Assenti rapidamente.– Eu retiro o que disse. – prosseguiu. – Você vai se apaixonar por mim em cinco passos.

Através de seu diário Gi nos contará coisas que só ela sabe sobre si mesma e sobre aquilo que ela não entende. Leia as entrelinhas, observe atentamente, vejo o que a história tem a dizer, junte as peças, se desafie… será você capaz de descobrir o que a história tem a dizer?

Quanto mais eu tentava me soltar, gritar, espernear, mais as labaredas vivas me consumiam, fazendo-me cair em um lago sombrio, cheio de lembranças assombrosas e pesadelos que outrora estavam escondidos.
Tudo voltou a ser um borrão. Um vácuo. Um buraco negro. Minha mente.

Em uma sociedade com o costume de romantizar doenças psicológicas O Diário de Giselle vem para mostrar a seriedade delas e o quão difícil é viver quando se é possuidora dela.  A Síndrome do Pânico, que já atinge mais de 280 milhões de pessoas e que é considerada como o mal do século, é mostrado em sua trama através de uma protagonista real criada pelo autor Italo Oliveira como uma forma de conscientizar e mostrar aqueles que sofrem que eles não estão sozinhos e que não são culpados por nada.

Profundo, intenso, o Diário de Giselle vem para mostrar uma realidade na sua forma mais pura e cruel. Onde as coisas não são belas ou perfeitas, mas são necessárias para fazer todos entenderem o verdadeiro amor e o que uma história escrita em um diário tem a revelar. Fique atento aos detalhes, prepare-se e principalmente se deixe envolver nessa história capaz de atrair a todos e ensinar uma importante lição sobre a vida e a morte.

Um beijo

Ps.:  A história está atualmente sendo publicada na plataforma Wattpad e já conta com 16 capítulos postados. Acompanhem <3

O Diário de Giselle – Wattpad