Heavy Rain (PS3)

setembro 25 2015

 
    Olá seguidores Brooke Bells, após um tempo afastado do blog, retorno para mais um post temático (Ei.. não há tantos posts temáticos meus em sequência, tá? (risos)). Para marcar meu retorno ao blog, nada melhor que falar de algo novo: Games (Ok, não tão novo assim pois já falaram sobre isso…).

     Bom, hoje eu escolhi falar sobre Heavy Rain da Quantic Dream (mesma empresa que fez o Beyond: Two Souls). O jogo entrou para a minha lista de favoritos do Playstation devido a diversos motivos que eu irei falar a seguir, mas antes devo dar algumas informações acerca do jogo.

    ATENÇÃO! O jogo foi classificado pela ERSB como Mature, ou seja, você deve ter 17+ para jogar-lo devido ao conteúdo presente no jogo. Bom, eu concordo e não indico você jogar caso não tenha essa idade, pois eu mesmo com a idade além da recomendada teve certas cenas presentes no jogo que me causaram certos arrepios.

Sobre o Jogo 


    Heavy Rain é um videojogo de drama interativo da Quantic Dream lançado em 2010 com exclusividade para PS3 (Haverá uma versão remasterizada para PS4 – não é novidade visto que muitos jogos do PS3 estão sendo relançados – devendo ser lançado este ano, caso já não tenha sido).  

   A história gira em torno de quatro personagens principais (você irá controlar todos ao longo do jogoque se vêm envolvidos com o misterioso Assassino do Origami (Origami Killer no original) que usa o período chuvoso para matar (afogadosuas vítimas e deixa uma figura de Origami perto do corpo das vítimas, são eles:

  • Ethan Mars: Arquiteto, casado e pai de dois filhos. Sua vida se transforma após passar por um evento traumático o que acaba deixando-o deprimido, e logo se vê envolvido com o Assassino do Origami levando-o ao limite de suas forças.
  • Madison Paige: Jornalista/Fotógrafa sofre de insônia crônica desde muito jovem e acaba conseguindo somente em motéis (Nos EUA são hotéis mais econômicos que você chega de veículo motorizado (motos, carro, caminhonete, etc)). Acaba começando a sua própria investigação acerca do Assassino do Origami e logo se vê profundamente envolvida no caso .
  • Norman Jayden: Agente do FBI enviado para ajudar a polícia local na investigação dos crimes do Assassino do Origami. Possui um óculos de realidade aumentada experimental que o auxilia na análise das pistas dos asssasinatos cometidos e é viciado em uma droga chamada “Triptocaine“, algo que esconde de todos. 
  • Scott Shelby: Ex-Policial/Aposentado sofre de asma. Trabalha como Detetive Particular, e em nome da família das vítimas conduz sua própria investigação sobre o Assasino do Origami

   O jogo segue a ordem cronológica dos acontecimentos; há uma “árvore de consequências” baseada em cada decisão tomada ou não durante o jogo, mas não há uma decisão certa ou errada, alterando os próximos acontecimentos. Após terminar o jogo, você poderá selecionar um determinada cena e tomar diferentes decisões criando um novo final.

Avaliação Pessoal

   
     Eu considero este jogo um dos melhores jogos já lançados para a franquia Playstation. A história é muito bem desenvolvida e prende a sua atenção; você reflete (rapidamente) sobre qual é a melhor decisão para tomar naquela situação.

    Não é um jogo tão extenso, o que permite você terminar relativamente rápido, além de poder repetir determinadas cenas alterando suas escolhas e te mostrando um novo final. A realidade do jogo é de impressionar, a feição de cada personagem além dos sons presentes em cada cena. A parte engraçada é quando você coloca para português como idioma falado você se depara com o português de Portugal, o sotaque e alguns termos diferem do nosso português gerando um certo tom de comédia (risos).