Resenha: Cidades de Papel – John Green

julho 11 2015

   Bom dia leitores do BrookeBells, como vocês estão? Bem, hoje eu estou para falar de um filme que está atraindo muitos expectadores. Quero dizer o livro que deu origem ao filme: Cidades de Papel. Bem, antes de começar a falar do livro em si devo dizer que a sua leitura foi a mais rápida feita por mim: 2 dias, o meu recorde pessoal (Recorde anterior era de 1 semana). Agora vamos de fato ao livro em si. 

Autor: John Green

Editora: Intrínseca

Ano: 2013

Avaliação: Sensacional

   Cidades de papel é narrado por Quentin Jacobsen ou simplesmente Q, ele é vizinho de Margo Roth Spiegelman, por quem nutre um amor platônico desde a infância. A história começa em mais um dia da infância de Q, ele e Margo saem para um passeio de bicicleta pelo bairro mas nesse dia acabam encontrando uma pessoa morta em Jefferson Park. Como Margo adora um mistério, decide investigar quem é aquela pessoa por conta própria, Como o próprio Q diz: “Margo sempre adorou um mistério. E, com tudo o que aconteceu depois, nunca consegui deixar de pensar que ela talvez gostasse tanto de mistérios que acabou por se tornar um.” Passam alguns anos (9 anos para ser mais preciso) e agora temos Q e Margo como Veteranos (ou estudantes do último ano do ensino médio).

   Em uma certa noite, Margo  abre a janela do quarto de Q e convida-o para fazer parte de um extenso plano de vingança, pois precisa de um piloto de fuga para algumas situações, Q aceita receoso e juntos, parem para o que a Margo julga ser a melhor noite da vida de Q.

   Q acredita que depois desta aventura ao lado de Margo as coisas serão diferentes: que eles irão voltar a serem amigos como eram na infância, que irão se reaproximar porém no dia seguinte Margo não aparece no colégio. Margo some sem deixar vestígios de para onde ela foi. 

Q então parte atrás de possíveis pistas que possam a vir indicar onde Margo Roth Spiegelman está, porém quanto mais pistas aparecem mais a Margo que por anos ele imaginou se distancia da verdadeira Margo.

Sobre o autor: John Green (Há quem diga que os fãs o chama de João Verde, eu ainda não saquei o motivo (risos)) é um vlogger e autor norte-americano escreveu A Culpa é das Estrelas (onde ficou mais conhecido) além de O Teorema Katherine, Quem é você Alasca, entre outros.